Estrelando, o Título


- Comunicativa -

Estrelando, o Título

Estrelando, o Título

Grandes, resumidos, impactantes, solitários, estrelas das peças. Um bom título pode ser tudo isso e um pouco mais.

Com a finalidade de passar logo de cara toda a ideologia e informação principal de uma campanha ou apenas de um produto, o título ainda tem como função despertar o interesse do público para continuar ligado naquela mensagem e decodificá-la até o fim.

Para que um título cumpra sua função é essencial que ele passe o conteúdo de uma forma espontânea e diferente, reformulando expressões, trocando sentidos, usando a ambiguidade e tudo mais que chame a atenção, sem se descuidar do objetivo de informar o receptor.

Bom, mas você deve estar se perguntando: e quando o anúncio, geralmente impresso, não tem título?

Simples, títulos são extremamente importantes, mas cada caso é um caso, e ele pode ser substituído apenas por imagens e um texto de apoio, dependendo do que realmente se quer passar e qual informação precisa ficar presa na mente do receptor.

Outro exemplo da funcionalidade do título é que, em alguns casos, o anúncio é feito apenas de título e texto, são os chamados Alltype. Nesse caso, o título é o centro das atenções e todo o conteúdo contido nele é suficiente para passar a mensagem, tornando dispensável qualquer imagem.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre títulos, já pode ficar ligado na participação deles nas próximas peças publicitárias e julgar se naquela ocasião o publicitário acertou em usar o título acompanhado de imagem ou não.