O brasileiro e a dificuldade em seguir a lista de compras


- Comunicativa -

O brasileiro e a dificuldade em seguir a lista de compras

Você respeita direitinho a sua lista de compras? Bom, se você for como a maioria dos brasileiros que não resistem às tentações no supermercado, aqui é o seu lugar. É o que aponta a pesquisa “Shopper, supermercado e promoção: um ecossistema essencial para as marcas durante a crise”, mostrando que ainda existe muita compra a ser decidida no ponto de venda, uma excelente notícia para as marcas que investem incessantemente em ações promocionais.

A pesquisa levantou hábitos importantes que, nos últimos tempos, fazem parte do dia a dia dos consumidores. De acordo com o estudo, 86% preparam a lista de compras, 50% algumas vezes e 36% às vezes. Mas apesar de irem com a listinha nas mãos, apenas 7% segue à risca. Os consumidores de renda mais alta são os que mais cumprem o planejamento prévio, eles somam 11%.

Estar acompanhado ou não no momento de compra também faz diferença. Homens sozinhos são menos organizados no planejamento, mas tendem a ser mais fiéis à lista de compras, já 73% das mulheres planejam mais, mas não seguem o que está escrito. Outro dado importante é que 45% dos entrevistados declaram dedicar tempo para pesquisar novos produtos e marcas. Quem gosta de ir às compras por puro prazer, costuma falar também com as promotoras, trocar de marca para participar da promoção e comprar um produto apenas para concorrer a prêmios.

A pesquisa relata que 43% dos que, definitivamente, veem as compras como obrigação, não gostam de conversar muito, ao passo que se cruzam com alguma promotora, passam bem longe. Entre os mais velhos, de 46 a 60 anos, esse índice sobe para 53%.

A família também passa por dificuldades na hora de seguir a lista e ficam imprevisíveis: 81% levam a listinha, mas somente 32% fazem o proposto. Com filhos de até 10 anos, só 20% cumprem o que estava planejado.

Vimos em: www.mundodomarketing.com.br