Por que apostar no Inbound Marketing?


- -

Por que apostar no Inbound Marketing?

Entenda porque este sistema é mais interessante e eficaz para os negócios.

Uma expressão cada vez mais recorrente e uma estratégia cada vez mais usada. Se você não conhece o Inbound Marketing, agora você vai entender por que ele é uma das mais fortes tendências do marketing digital e uma poderosa ferramenta para os negócios.

Inbound Marketing é o marketing de atração, que busca atrair em vez de interromper.

Sabe aquelas propagandas invasivas com banners, pop-ups ou vídeos que você não pediu pra ver e acabam te incomodando? Isso pode gerar uma percepção negativa da marca. Justamente o oposto do que o Inbound Marketing busca.

A estratégia é não interromper, mas passar a mensagem da marca de forma contínua, nos momentos mais convenientes para o público-alvo, por meio de conteúdo útil e relevante. Assim é possível se aproximar mais e construir relações mais saudáveis e de confiança.

Confira as vantagens:
- Alcançar o público certo.
- Construir um relacionamento mais próximo.
- Ganhar mais poder de persuasão.
- Encurtar o ciclo de vendas.
- Diminuição de custos.
- Aumento do ticket médio.
- Mensuração de resultados em tempo real.

Basicamente, para ser efetivo, o Inbound Marketing utiliza 4 etapas:

1. Atrair

Através de blogs, vídeos, redes sociais, SEO e marketing de conteúdo, o público é atraído. Com conteúdo relevante é possível alavancar visitas, leads e clientes.

Para ter ideia, segundo a Content Trends 2017, empresas que adotam o marketing de conteúdo alcançam 2,2 vezes mais visitas em comparação com as que não fazem uso dele. As que produzem uma quantidade maior de conteúdo (mais de 13 peças por mês) chegam a ter 4,2 vezes mais visitas.

2. Converter

Depois de atrair pelo conteúdo é hora de converter em leads, ou seja, clientes em potencial. Através de landing pages, formulários, call to action, CRM, CRO ou outras ferramentas é possível transformar visitantes em leads.

Segundo a Content Trends 2017, já citada acima, a pesquisa mostrou que as empresas que usam marketing de conteúdo também conseguem gerar 3,2 vezes mais leads que as empresas sem uma estratégia similar.

3. Fechar

É a hora de transformar leads em clientes. Para isso é preciso conhecer o público ainda mais a fundo e personalizar ainda mais a comunicação. Essas são algumas ferramentas: e-mail marketing, automação de marketing, nutrição de leads e lead scoring.

4. Encantar

Nesta fase trata-se da fidelização. Mesmo que a venda já tenha sido feita, essa é a hora de continuar envolvendo o cliente, e não de abandoná-lo.

Através de conteúdo ainda mais específico, para as necessidades dele, e um relacionamento ativo (redes sociais o e-mail marketing, por exemplo), além de voltar a comprar, a chance de o cliente indicar o produto/serviço é muito maior.

Outra grande vantagem do Inbound Marketing é a possibilidade de mensuração dos resultados. Já que o marketing digital tem muitas métricas e indicadores-chave de desempenho, os dados são mais exatos e atualizados e, consequentemente, a estratégia é muito mais ágil e eficaz.

O Inbound Marketing ainda é muito versátil, pode ser aplicado em empresas dos mais diversos segmentos e tamanhos.

E aí, entendeu por que ele é um aliado de peso para fazer negócio na web?