Propaganda e futebol


- Comunicativa -

Propaganda e futebol

O mundo da bola movimenta milhões de reais anualmente e prova que propaganda e futebol se entrosam muito bem.

Momento Gol da Cerveja X. Destaque da rodada em oferecimento dos carros Y. O melhor em campo com patrocínio do Banco W. Quem nunca foi bombardeado por inúmeros comerciais e merchans durante a transmissão do jogo do seu time favorito? Sem contar a quantidade enorme de anúncios nas placas giratórias na lateral do gramado.

São tantas marcas que, às vezes, confunde quem está assistindo. Mas tanta movimentação assim só serve para reafirmar uma coisa: propaganda e futebol fazem uma tabelinha incrível.

Por ser uma paixão nacional, o futebol tornou-se muito mais do que apenas um esporte no Brasil, transformou-se em um potente canal de comunicação das marcas que investem estádios de dinheiro para ter sua logomarca em uma camisa ou vinculada aos grandes craques, que, muitas vezes, deixam de ser apenas jogadores para virarem atores ou porta-vozes de empresas multinacionais.

Quer um exemplo disso? O nosso Ronaaaaldinho. O eterno camisa nove da seleção era um dos mais procurados para fazer anúncios de TV, rádio, impressos e tudo mais que tinha direito. O marketing era tanto em cima do seu nome que virou projeto de um grande time da capital paulista, que contratou o atleta para alavancar as vendasde camisa e reforçar a grandeza do clube. E para quem acompanhou a história, cá entre nós, deu muito certo.

Aliás, o fenômeno percebeu muito bem o grande potencial que é a indústria dofutebol e hoje é dono de uma das maioresagências de publicidade focada em marketing esportivo do país.

Sendo assim, mais uma prova de que propaganda e futebol sempre dá jogo.